A Câmara de Santa Maria da Feira, na sua reunião de 3 de janeiro, aprovou por larga maioria, com 8 votos a favor (6 do PSD e 2 dos Independentes) e com a abstenção dos 3 vereadores do PS, defender a unidade do concelho e os interesses próprios da sua população, contra a tentativa de desanexação da freguesia de Milheirós de Poiares para integrar o concelho de S. João da Madeira.

No documento aprovado, a Câmara da Feira garante opor-se de forma categórica a qualquer iniciativa que vise a alteração da área e limites territoriais do concelho, assim como contra a pretensão subjacente à petição que visa a anexação da freguesia de Milheirós de Poiares pelo concelho de S. João da Madeira, porque representa um ataque à unidade do Município de Santa Maria da Feira nas suas dimensões territoriais, demográficas, culturais, históricas e socioeconomicas.

Na sua declaração de voto, o Presidente da Câmara, Emídio Sousa, sublinhou que “a unidade e coesão do concelho é fundamental para o desenvolvimento harmonioso e integrado do concelho, que estamos a desenvolver”. Emídio Sousa congratulou-se com os votos favoráveis à unidade do Concelho por parte do PSD e dos 2 independentes (Eduardo Cavaco, candidato a Presidente da Câmara pelo PS e Isabel Machado, também eleita nas listas do PS).

“Lamento que em matéria tão importante alguns vereadores do PS escolham a posição inócua e demissionária da abstenção. Nestes assuntos ou se está a favor ou contra”, afirmou Emídio Sousa, que não deixou de chamar a atenção para a ausência da reunião do vereador socialista António Bastos, que já se manifestou favorável à unidade do concelho, indo contra a posição oficial do PS Feira.

Foi ainda decidido comunicar à Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Poder Local e Habitação esta posição da Câmara Municipal, que traduz uma pronúncia desfavorável à pretensão de desanexação da freguesia de Milheirós de Poiares do concelho de Santa Maria da Feira, e a quaisquer iniciativas com o mesmo fim, assim como dar conhecimento à Assembleia Municipal de todas as deliberações tomadas.

A posição da Câmara Municipal aprovada está vertida neste documento.

O Município tem em curso a petição pública “NÃO à desanexação de Milheirós de Poiares do concelho de Santa Maria da Feira – Pela defesa da unidade do concelho de Santa Maria da Feira”, que pode ser assinada aqui.