A Etapas Pioneiras Lda, (EP) foi fundada em Novembro de 2012 por Douglas Pinho e Marco Miranda, atualmente sócios-gerentes, tendo registado como designação comercial a marca ALPHABETISMUS.

Aquando do início de atividade, a EP optou por criar, numa primeira fase, como forma de lançar a marca no mercado e ao mesmo tempo definir um referencial de qualidade ao qual se quer ver associado, um centro de estudos e explicações – Alphabetismus, Centro de Estudos de Canedo – aproveitando a proximidade das suas instalações com dois agrupamentos de escolas, Canedo e Lobão.

Esta é uma atividade que continua a fazer parte do portefólio de serviços da EP e que resulta, também, da ligação dos sócios-gerentes à educação, uma vez que ambos são professores.

Em Abril de 2014 a EP recebe a Certificação DGERT e dá vida ao seu Centro de Formação ALPHABETISMUS, respondendo assim aos anseios da empresa na concretização daquele que era o principal objetivo para 2013/2014. As áreas de certificação, que resultam do enquadramento rural do nosso meio e que vão de encontro com as novas tendências de mercado, respondendo aos interesses manifestados pelos nossos jovens, que se apresentam como público preferencial, são a Produção Agrícola e Animal, a Hotelaria e Restauração e o Turismo e Lazer.