A Associação foi criada a 6 de Julho de 1994 com o objectivo de representar e defender os interesses dos comerciantes do concelho de Santa Maria da Feira. Designava-se então Associação Comercial de Santa Maria da Feira.

Nos primeiros quatro anos de existência, a AEF, como qualquer outra associação, teve que se concentrar na sua afirmação como associação de âmbito concelhio e como parceiro credível junto das demais autoridades com que se relacionava: o meio empresarial, os parceiros sociais ou o poder autárquico.

O dinamismo com que a AEF promoveu iniciativas de grande impacto e inovadoras, tais como Formação Profissional, Seminários e Colóquios sobre temas de grande importância para o comércio, Campanhas de Animação Comercial, entre outras, reflectiu-se num crescimento apreciável do seu número de sócios.

A sua participação em projectos de elevado interesse para o desenvolvimento da região, em parceria com outras entidades ( Projecto de Urbanismo Comercial de Revitalização do Centro Histórico da cidade, Comissão Local de Acompanhamento, Sociedade de Turismo, Agência de Desenvolvimento Regional entre Douro e Vouga, etc. ), e a luta constante pela respeitabilidade dos comerciantes, fizeram da ACF uma associação de interesse público e com indiscutível credibilidade face as suas congéneres a nível nacional.

Em 4 de Fevereiro de 2000, em Assembleia Extraordinária é criada a Associação Empresarial do Concelho de Santa Maria da Feira (AEF) cuja actuação visa apostar num futuro necessariamente diferente, respeitando e dignificando o passado.

A Associação Empresarial do Concelho de Santa Maria da Feira (AEF) é uma Associação Empresarial, de âmbito Concelhio e Multisectorial. Tem por objectivo principal fomentar o desenvolvimento empresarial do Concelho e da região que integra, promovendo as condições necessárias para o surgimento de parcerias estratégicas. A AEF pretende fomentar o dinamismo empresarial e a satisfação das diversas necessidades dos associados inerentes à associação.

Todas as iniciativas que a AEF desenvolve têm por base envolver e motivar o maior número de associados e todos os agentes, públicos e privados, em função das suas necessidades e expectativas.

600

Associados

21 Anos

Desde 1994

Missão

Defender os legítimos direitos e interesses dos seus associados e assegurar a sua representação junto de quaisquer entidades.
Promover o bom entendimento e solidariedade entre os seus associados, bem como a harmonização dos respectivos interesses.
Representar o conjunto dos associados junto de entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, e junto das associações sindicais e da opinião pública.
Colaborar com os organismos oficiais e outras entidades no estabelecimento das mais adequadas soluções para os problemas económicos, técnicos e sociais do concelho, promovendo e contribuindo, directa ou indirectamente, para o desenvolvimento sustentado e harmonioso dos diversos sectores a que pertencem os seus associados, em conformidade com os interesses da economia regional e nacional.
Participar na definição da política socioeconómica em matéria de desenvolvimento regional, crédito, investimentos, comércio interno ou externo, relações de trabalho, segurança social e em quaisquer outros assuntos para que a sua colaboração seja solicitada.
Fomentar o associativismo, intensificando a colaboração recíproca entre as empresas e a AEF, dinamizando a participação activa e permanente daquelas na vida associativa, incentivando e apoiando os associados na reestruturação das suas actividades e contribuindo para uma melhor valorização profissional, através do incremento da formação profissional e suas formas de aprendizagem, especialização, reclassificação, reciclagem, promoção e aperfeiçoamento.
Organizar todos os serviços e criar quadros de pessoal indispensáveis ao funcionamento e plena execução dos seus objectivos e finalidades.
Desenvolver relações com associações congéneres, suas federações e confederações, câmaras de comércio nacionais e estrangeiras e outros organismos similares.